Perguntas Mais Frequentes

1) A empresa possui planos de novos empreendimentos?

A Viver retomará seus lançamentos cautelosamente. Para isso, estamos requalificando o nosso banco de terrenos, vendendo os terrenos atuais que não estão alinhados com a estratégia da Companhia e adquirindo novos terrenos. No segundo trimestre de 2021 foi adquirido novo terreno na Vila Madalena com objetivo de futuro lançamento. Ademais, a Solv, unidade de negócios da Viver, atua com a aquisição de projetos com mais de 50% de obra em andamento.

2) Como e onde a Viver divulga suas informações?

Todos os fatos relevantes, demonstrações financeiras, earnings release, aviso aos acionistas e demais comunicados ao mercado da Viver são divulgados de maneira simultânea na CVM/B3 e no site de relações com investidores da Companhia (www.ri.viver.com.br). Além disso, as demonstrações financeiras anuais são divulgadas no jornal Diário Oficial do Estado de São Paulo.

3) Como funcionará o Aumento de Capital?

Os aumentos de capital podem ocorrer tanto para pagamento de crédito concursais (sujeitos ao Plano de Recuperação Judicial) quanto extraconcursais.

O preço de emissão das ações no valor de R$19,80 para Aumento de Capital com objetivo de pagamento de créditos concursais é fixado, conforme preço definido no Plano de Recuperação Judicial, com base na cotação das ações de emissão da Companhia na B3, considerando-se a cotação de fechamento dos últimos 30 pregões realizados no ambiente da bolsa de valores anteriores à da apresentação da primeira versão do Plano de Recuperação Judicial, ajustado em virtude do grupamento de ações aprovado na Assembleia Geral Extraordinária realizada em 12 de abril de 2019.

Já o preço de emissão para Aumento de Capital com objetivo de pagamento de créditos extraconcursais são definidos e deliberados pelo Conselho de Administração caso a caso.

As ações emitidas fazem jus, em igualdade de condições com as já existentes, a todos os benefícios e direitos. Dessa forma, caso opte pelo exercício do direito de preferência, a ação recebida será VIVR3 e, após homologação do aumento de capital, constará na carteira do acionista com o mesmo valor de mercado do ativo VIVR3 já existente na carteira.

Confira nossos vídeos:
Acionista: https://youtu.be/vyrPVtgI50s
Credor: https://youtu.be/tsWffzqKmqQ

 

4) Como posso acompanhar as novidades da empresa?

Para acompanhar as novidades que divulgamos, sugerimos que você se inscreva em nosso mailing do RI. Além disso, temos um canal do Telegram do RI e LinkedIn e Instagram da companhia!

5) Como posso contatar a Área de Relações com Investidores?

Tel.: +55 (11) 3046-3015
e-mail: ri.viver@viver.com.br
www.viver.com.br

Naira Sampaio
Coordenadora de Relações com Investidores

Quaisquer questões não relacionadas a analistas e investidores devem ser encaminhadas para o Contato VIVER.

6) E se eu não tiver interesse no Aumento de Capital?

Caso não tenha interesse em subscrever nos aumentos de capital, é possível vender seu direito de preferência VIVR1, no ambiente da B3 ou, se preferir, após o encerramento do período de direito de preferência o ativo VIVR1 deixará de existir na carteira do acionista sem modificar a quantidade de VIVR3.

7) O que são as VIVR1 e VIVR9?

Os papéis VIVR1 são papéis de Direito de Subscrição, disponibilizados aos acionistas da Viver para subscrição com o objetivo de evitar diluição indesejada da participação acionária. Após a efetivação da subscrição e encerramento do período de preferência, os ativos VIVR1 subscritos tornam-se VIVR9, referente ao recibo. Após homologação do aumento de capital, VIVR9 torna-se VIVR3, disponibilizadas na carteira dos acionistas subscritos 3 dias úteis após a homologação.

8) Como faço para comercializar as ações subscritas via escriturador?

As ações subscritas através do escriturador precisam ser transferidas para custódia da corretora do acionista para comercialização. Para isso, a corretora do acionista deve entrar em contato com a Itaú Corretora solicitando a transferência da custodia através de uma OTA.

9) Onde são negociadas as ações da Viver?

As ações da Viver estão registradas para negociação na B3 sob o código “VIVR3”, admitidas à negociação no Novo Mercado, nível mais elevado de práticas diferenciadas de governança corporativa.

10) Quais os direitos das ações ordinárias da Viver?

As ações da Viver garantem aos seus titulares os seguintes direitos:

• Direito de voto nas Assembléias Gerais da Companhia;

• Direito ao dividendo mínimo obrigatório, em cada exercício social, equivalente a 25,0% do lucro líquido ajustado nos termos do artigo 202 da Lei das Sociedades por Ações;

• Em caso de alienação, direta ou indireta, a título oneroso do controle da Companhia, tanto por meio de uma única operação, como por meio de operações sucessivas, direito de alienação de suas ações nas mesmas condições asseguradas aos Acionistas Controladores alienantes (tag along com 100,0% do preço);

• Em caso de cancelamento do registro de companhia aberta ou de cancelamento de listagem no Novo Mercado da Bovespa, direito de alienação de suas ações em oferta pública a ser lançada pelos acionistas controladores, pelo seu respectivo valor econômico apurado mediante elaboração de laudo de avaliação por empresa especializada e independente, com experiência comprovada e escolhida pela assembléia de Acionistas titulares de ações em circulação a partir de lista tríplice apresentada pelo Conselho de Administração, sendo que os custos de elaboração do referido laudo deverão ser integralmente suportados pelos acionistas controladores;

• Todos os demais direitos assegurados às Ações, nos termos previstos no Regulamento do Novo Mercado da Bovespa, no (Estatuto Social) da Viver e na Lei das Sociedades por Ações.

11) Quando ocorreu grupamento das ações?

Ocorreu grupamento das ações da Viver em abril de 2019 na proporção 10:1.

12) Quando teremos alguma informação sobre o processo do FGTS?

Diante do entendimento da Companhia, o prazo prescricional ocorreu no dia 28/09/2021. De qualquer forma, a discussão a respeito da prescrição está sub judice e aguarda decisão de mérito nos autos da Ação Declaratória tombada sob nº 5001176-05.2021.4.03.6100, em trâmite perante a 8ª Vara Cível Federal de São Paulo.

13) Quem é escriturador e onde é feito o atendimento aos acionistas da Viver?

O escriturador da Viver é a Itaú Corretora S.A., sendo o atendimento aos acionistas efetuado em qualquer agência do Banco Itaú S.A. ou através dos telefones de contato do Canal de Atendimento ao Acionista:
3003-9285 (capitais e regiões metropolitanas)
0800 7209285 (demais localidades)
4004-4828 opções 3-6-3 (para correntistas)

14) Como consigo acesso ao Informe de Rendimentos?

Caso as ações tenham sido adquiridas via Corretora, o acionista deverá entrar em contato com a mesma e solicitar o informe. Geralmente o não envio se dá em virtude de alguma desatualização em seu cadastro. Por isso, recomendamos que entre em contato com a Corretora para entender o ocorrido.

Se você não usou uma corretora o Itaú é nosso escriturador. O cadastro prévio dos investidores na plataforma está disponível para ser realizado clicando no link a seguir: correspondenciasdigitais.com.br/login

Correntista Itaú
Diretamente pelo site itau.com.br, no menu Conta Corrente > Declaração do Imposto de Renda > Informe de Rendimentos Acionistas.

Não correntistas do Itaú
No site da Itaú Corretora em Carteira > Escrituração de Ações > Informe de Rendimentos.
Caso não tenha cadastro, acesse a aba “Não correntista” e clique em “Quero me cadastrar”.
A consulta estará disponível após a criação do login, senha e ativação do cadastro.

Atendimento Exclusivo aos Investidores
+55 (11) 3003-9285 (capitais e regiões metropolitanas)
0800 7209285 (demais localidades)
Em dias úteis das 9h às 18h

Atendimento Exclusivo para Imposto de Renda
Portal correspondenciasdigitais.com.br/login
E-mail informesdeescrituracao@itau-unibanco.com.br
+55 (11) 3003-9285 (capitais e regiões metropolitanas)
0800 7209285 (demais localidades)
Em dias úteis das 9h às 18h.

15) Como investir em ações?

Antes de procurar uma Corretora de Valores, sugere-se que você estude o assunto no site da B3 (b3.com.br). Contribuindo para o aprendizado do iniciante, a Bolsa de Valores de São Paulo oferece Curso Básico sobre o Mercado de Ações. São três módulos distintos, que ainda trazem exercícios para você testar seus conhecimentos.

Depois disso, o próximo passo é você procurar uma Corretora de Valores. As Corretoras e outros intermediários financeiros dispõem de profissionais voltados à análise de mercado, de setores e de companhias, e com eles você poderá se informar sobre o momento certo de comprar e vender determinadas ações para obter melhores resultados.

16) Onde, e sob qual código, são negociadas as ações da VIVER?

As ações da VIVER INCORPORADORA estão registradas para negociação na Bovespa sob o código “VIVR3”, admitidas à negociação no Novo Mercado nível mais elevado de práticas diferenciadas de governança corporativa.